Apesar de ser menos comum no Brasil, ainda existem muitas brasileiras – e brasileiros! – que sofrem com a pele seca. Esse é o tipo de pele que produz pouco sebo e tem mais problemas para reter a água e a hidratação.
A falta de oleosidade faz com que a pele seca tenha um aspecto opaco e pouco saudável, que pode até não afetar a saúde, mas com certeza prejudica a autoestima, até mesmo na hora de aplicar maquiagem.
Quer entender melhor o que causa a pele seca e como lidar com esse tipo de pele? Então continue a leitura deste artigo!
Causas da pele seca
Seja a sua pele seca nas pernas ou no rosto, o principal agente que desencadeia esse problema é a falta de óleo. Ao contrário da pele ressecada que sofre com a falta de água, a pele seca pode até ser hidratada diariamente, interna e externamente, mas não consegue reter a hidratação.
Embora a pele seca seja uma condição ligada à genética, existem outros fatores que ajudam a promover a secura na pele, pois prejudicam a camada de gordura e hidratação presente na cutis:
- Banhos longos e muito quentes;
- Uso de hidratantes e sabonetes inadequados para pele seca ou a falta de uso destes;
- Uso frequente de produtos químicos;
- Uso de medicamentos que afetam os hormônios, como pílulas anticoncepcionais;
- Atrito recorrente da pele com tecidos ásperos;
- Clima muito frio e seco;
- Exposição solar sem proteção solar;
- Envelhecimento;
- Doença como xerodermia;
- Pouca ingestão de água ao longo do dia.
Com exceção do processo natural de envelhecimento, todas as ações acima são controláveis e podem ser evitadas pelo bem da pele. Quanto ao envelhecimento, é natural que a pele encontre mais dificuldade para manter o nível de oleosidade e hidratação adequadas. Isso acontece porque o organismo não é capaz de produzir colágeno e ácido hialurônico em quantidade suficiente para que a pele permaneça saudável na velhice.
Essas duas substâncias são fundamentais para evitar a pele seca, pois promovem a hidratação de dentro para fora e permitem que a pele tenha um aspecto mais jovem e saudável, sem brilho excessivo e ainda assim bonita e viçosa.
Para contornar esse problema, é preciso adotar a suplementação de colágeno e ácido hialurônico para a pele.
9 características da pele seca
A pele seca apresenta características bem semelhantes à da pele ressecada:
- Descamações;
- Áreas esbranquiçadas;
- Coceira;
- Ardência;
- Trincas e rachaduras;
- Sensibilidade;
- Sensação de repuxamento;
- Ausência de brilho;
- Pequenas feridas.
Preste atenção se a sua pele apresenta uma ou mais características dentre as mencionadas acima e procure um dermatologista para cuidar da situação com a ajuda de um especialista. Embora possa ser apenas um incômodo estético, a pele seca também pode ser indicativo de uma doença de pele.
Doenças relacionadas a pele seca
A pele seca não é uma doença, mas pode ser sinal de que algo está desequilibrado no seu organismo. Conheça algumas doenças que podem trazer a pele seca como sintoma e previna-se:
- Diabetes: quem sofre com diabetes geralmente tem a pele seca porque a doença afeta até mesmo os nervos da pele, prejudicando a produção de sebo e óleo na pele;
- Psoríase: a psoríase é uma doença inflamatória autoimune que ataca as células da pele e causa ressecamento. Geralmente é desencadeada por problemas psicológicos e emocionais;
- Dermatite atópica: a dermatite é uma doença crônica que também traz a pele seca como sintoma. Seu desenvolvimento está ligado a alergias e, assim como a psoríase, a problemas emocionais como o estresse.
Como você pode ver, a pele seca é um sintoma comum em pessoas que sofrem com problemas emocionais e alergias. Por isso, fique de olho se a sua pele seca é apenas uma condição da pele ou se ela revela problemas mais sérios.
Tratamento para pele seca
Não existe apenas um tratamento para a pele seca, mas sim vários, desde mudanças nos hábitos cotidianos até procedimentos estéticos para melhorar a textura da pele.
O mais comum é apostar no uso de dermocosméticos indicados por um dermatologista, a fim de potencializar a hidratação da pele, sem deixar de lado a ingestão diária de pelo menos 2 litros de água, a fim de aumentar a produção natural de sebo e suor.
Alterar a alimentação para um cardápio mais saudável e rico em nutrientes também contribui para a saúde e beleza da pele. Contudo, o organismo às vezes não consegue aproveitar corretamente todos os benefícios dos alimentos, sendo necessário realizar uma suplementação com substâncias como o colaǵeno, que ajuda na manutenção da pele e suas extensões. Consulte o artigo verisol PDF para entender melhor todos os benefícios do colágeno para a estética.
Opte por tomar banhos mornos, utilizar produtos específicos para pele seca e se proteger dos raios ultravioletas, enquanto realiza procedimentos como a radiofrequência. Além de estimular a produção natural de colágeno, ela ajuda a melhorar o visual da cútis, trazendo mais brilho e beleza para a pele seca.
Ter a pele seca não precisa ser um problema agora que você sabe de tudo isso. Compartilhe essas informações com seus amigos e ajude mais pessoas a fazerem as pazes com a própria pele!