Será que colágeno emagrece? Essa e outras questões serão respondidas ao longo de artigo, então não deixe de conferir!
O colágeno é uma proteína essencial para o funcionamento do corpo humano, sendo responsável por ajudar na formação das fibras que compõe diversos tecidos, inclusive a própria pele. Dessa forma, garante firmeza e elasticidade para a derme e contribui até mesmo com a beleza das unhas e cabelos. Mas será que o colágeno emagrece também?
Colágeno emagrece mesmo?
O colágeno não emagrece, mas ajuda a emagrecer. Pode parecer confuso, mas é verdade. Para que o colágeno tivesse o efeito emagrecedor, ele precisaria ser um termogênico, mas não é.
A termogênese é o ato de acelerar o metabolismo e induzir a queima calórica e de gordura no organismo. Existem diversos alimentos termogênicos destinados para esse fim:
- Chá verde;
- Pimenta vermelha;
- Café;
- Chá de hibisco;
- Canela;
- Gengibre;
- Pó de guaraná;
- Açaí.
Suplementos que trazem os ingredientes acima na composição também são utilizados para acelerar o emagrecimento, mas essa não é a função específica do colágeno.
No entanto, como mencionado anteriormente, o colágeno é uma proteína. Dessa forma, você já deve imaginar que consumi-lo causa saciedade.
Assim, muitas pessoas acreditam que o colágeno emagrece, pois acabam substituindo uma refeição ou lanche leve pela proteína. É assim que ele ajuda a emagrecer, pois uma alimentação rica em proteínas faz com que as pessoas eliminem mais líquidos e diminuam o inchaço.
Mas não se iluda, esses efeitos só são alcançados aliados a uma boa alimentação, prática de exercícios físicos e bastante hidratação. Apenas a suplementação com colágeno não é suficiente para perder uma quantidade significativa de peso.
Colágeno engorda?
Se o colágeno ajuda a emagrecer, ele certamente não engorda. Isso é mito!
A quantidade de calorias presentes em uma dose de colágeno não é suficiente para causar alterações no peso. Na verdade, essas calorias da proteína é que causam o efeito de saciedade mencionado anteriormente.
Quanto mais saciada uma pessoa se sente, menos necessidade de ingerir gordura e açúcar ela tem. E, embora não exista um melhor horário para tomar colágeno, você pode aproveitar esse benefício para potencializar a sua dieta.
Você pode tomar sua suplementação de colágeno no lugar de um lanche ou antes de treinar pela manhã, por exemplo. Assim, consegue evitar o consumo de mais calorias do que o necessário para aquele momento. Pois, mesmo com menos apetite, o corpo mantém as reservas necessárias de energia para as atividades do dia a dia a partir dessa proteína.
5 Benefícios do colágeno para o corpo
Agora que você já sabe se o colágeno emagrece ou engorda, conheça outros efeitos dessa proteína no organismo:
- Retarda o envelhecimento: o uso de suplementos de colágeno estimula a produção orgânica e facilita a absorção dele no corpo. Essa substância é responsável por manter a firmeza e elasticidade da pele, portanto sua suplementação garante que os efeitos da idade levem mais tempo para aparecer;
- Reduz a celulite: além de garantir uma pele mais lisa na face, o colágeno age por todo corpo. A proteína garante mais resistência às fibras que compõem a pele e ajuda na renovação celular, reduzindo as celulites e o aspecto de casca de laranja;
- Elimina as rugas e linhas finas: seu poder de hidratação se estende para o tratamento das rugas e linhas finas. Com o uso contínuo de colágeno, a cútis se torna mais hidratada, flexível e firme;
- Dá brilho ao cabelo: a falta de colágeno também pode afetar as madeixas, mas quando essa proteína está em dia o cabelo ganha mais brilho, volume e deixa de apresentar ressecamento;
- Fortalece as unhas: o colágeno está associado a síntese de queratina, outra proteína que além de ajudar na saúde capilar, permite que as unhas cresçam saudáveis e sem problemas com descamação e fraqueza.
Vale lembrar que esses benefícios estão ligados ao uso do colágeno Verisol e do colágeno hidrolisado tipo 1 e 3. Os outros tipos de colágeno desempenham outras funções no organismo.
Colágeno verisol e colágeno hidrolisado tipo 1 e 3
O Verisol é um tipo de colágeno composto por peptídeos bioativos de colágeno. Os peptídeos são pequenas moléculas de colágeno que atingem um tamanho perfeito para que o corpo faça a sua digestão mais facilmente.
Sua ação é direcionada para o tratamento de problemas relacionados a beleza como queda de cabelo, flacidez, celulite, unhas fracas, entre outros. Tudo isso com comprovação científica que garantem a eficácia dessa substância no organismo.
Já o colágeno hidrolisado tipo 1 e 3 têm moléculas um pouco maiores, mas que, devido ao processo de hidrólise e quebra de partículas, também proporcionam uma absorção mais rápida. Dentro do corpo, estimulam a produção de colágeno e potencializam os efeitos dos peptídeos quando são consumidos juntos.
O corpo munido dessas proteínas consegue combater os sinais de envelhecimento precoce e, por esse motivo, os melhores suplementos de colágeno geralmente tem as duas coisas na composição.
Esse é o caso do Bioplus, um nutriscomético da Biosanté feito para quem quer se sentir mais jovem e feliz com a imagem que vê no espelho.
Além de todos os benefícios estéticos relacionados a pele, cabelo e unhas, o Bioplus ajuda a emagrecer porque sua alta concentração de colágeno (2,5 gramas de Verisol + 8 gramas de colágeno hidrolisado tipo 1 e 3) reduz o apetite e provoca saciedade. Essa é uma dica de produto que te ajuda a recuperar a sua autoestima e potencializa a sua dieta, você não pode deixar de experimentar!
Gostou de descobrir se o colágeno emagrece e os outros benefícios dele para o corpo? Então compartilhe para que mais pessoas fiquem por dentro desse assunto.