A dor no joelho é um problema bastante comum e que pode atingir pessoas de todas as idades. Existem várias causas relacionadas ao incômodo, que vão desde situações simples como o excesso de atividade física, até doenças mais sérias.
Se você sofre com dor no joelho e quer descobrir quais as principais causas e tratamentos para esse problema, esse artigo pode te ajudar!
Principais causas da dor no joelho
A dor no joelho pode aparecer por diversos fatores internos e externos. A causa mais comum está ligada ao desgaste das cartilagens que protegem as articulações dessa parte do corpo.
Esse desgaste surge dos esforços repetitivos ao longo da vida e também faz parte do processo natural de envelhecimento, porque quanto mais os anos passam, mais os níveis de colágeno caem.
A deficiência dessa proteína causa problemas estéticos como flacidez, rugas, queda de cabelo e fragilidade das unhas, mas também provoca problemas de saúde e dores nas articulações, como a dor no joelho. Isso acontece em razão da degradação do colágeno tipo 2 que compõe as cartilagens.
Sem o colágeno, as cartilagens não conseguem desempenhar bem o seu papel de amortecer os atritos entre os ossos e nos dar sustentação. A dor no joelho em repouso, em geral, está associada a essa causa e outros problemas mais sérios, como a artrite, gota e a condromalácia patelar.
Fora a falta de colágeno tipo 2, a dor no joelho pode ser consequência de uma lesão ou pancada ao praticar atividades físicas, por exemplo. Ou até mesmo resultado de uma tendinite, que é a inflamação do tendão que une o músculo ao osso do joelho.
O ideal é consultar um médico para verificar qual o motivo por trás da sua dor no joelho e descobrir qual a melhor forma de tratamento para o seu caso.
Outros sintomas da dor no joelho
Junto com a dor no joelho, você ainda pode apresentar os seguintes sintomas:
- Vermelhidão na área;
- Estalos no joelho;
- Dificuldade para se movimentar;
- Inchaço;
- Sensação de calor no local.
Agora se você tiver a sensação de que o seu joelho está almofadado, pode ser que você tenha sofrido um derrame articular. Também conhecido como água no joelho, o derrame articular acontece quando há o acúmulo de líquido sinovial no joelho.
Essa inflamação na membrana sinovial do joelho também pode trazer os sintomas mencionados acima. Nesse caso, procure um ortopedista para tratar esse problema o mais rápido possível, antes que ocorra a restrição do movimento do joelho de forma permanente.
Tratamentos para aliviar dor no joelho
Depois de conhecer as principais causas e sintomas relacionados a dor no joelho, é hora de conhecer algumas sugestões de tratamento para aliviar e acabar com esse problema.
Lembre-se que se as dores forem intensas e ininterruptas, é preciso buscar orientação médica. Dito isso, vamos conhecer algumas dicas para aliviar a dor no joelho:
- Remédios: com supervisão médica, o uso de remédios é uma boa saída para combater as dores no joelho. Em geral, os anti-inflamatórios e analgésicos são recomendados para aliviar os sintomas e podem até mesmo eliminá-los, caso sejam oriundos de fatores externos (pancadas, por exemplo);
- Fisioterapia: o fisioterapeuta é o profissional responsável por passar exercícios de fortalecimento para o joelho. Estes podem ser realizados no consultório com a ajuda do profissional ou até mesmo em casa;
- Praticar atividades físicas: apesar de ser uma das causas da dor no joelho, quando feita de forma moderada e com supervisão, pode ajudar a aliviar as dores no joelho e fortalecer músculos e ossos da região;
- Suplementação com colágeno e ácido hialurônico: como você leu anteriormente, a idade faz com que os níveis de colágeno no organismo diminuam. O mesmo acontece com o ácido hialurônico, nutriente responsável por lubrificar as articulações e facilitar a mobilidade. Por esse motivo, a melhor forma de repor essas substâncias é através da suplementação com nutricosméticos, como o Biojoint;
- Compressas geladas: as compressas geladas ajudam a reduzir o inchaço, pois melhoram a circulação, diminuindo também o nível de dor. Não aplique compressas quentes sob o joelho;
- Repouso: não tem jeito, quem sofre com dor no joelho também precisa repousar. Descansar as pernas pode reduzir sintomas como inchaço, sensação de calor e a vermelhidão. Além de repor as energias, o repouso reduz os riscos de desgaste da articulação do joelho;
- Cirurgia: quando as dores são constantes e o interior do joelho já está muito deteriorado, é indicado procurar mais informações sobre cirurgias e outros procedimentos com um médico ortopedista. Essas operações custam entre R$ 7 mil e R$ 10, mas podem ser cobertas pelo convênio, a depender do plano.
Remédio caseiro para dor no joelho
Os melhores remédios caseiros para tratar a dor no joelho é o consumo de chás, vitaminas e demais alimentos antioxidantes e anti-inflamatórios:
- Chá de sálvia;
- Chá de cavalinha;
- Chá de alecrim;
- Vinagre de maçã;
- Gengibre;
- Cebola;
- Cúrcuma.
Além disso, pode massagear a região do joelho com óleo de eucalipto ou cremes a base de pimenta negra, cânfora e mastruz que oferece a sensação de analgesia e relaxamento muscular.
Com todas essas dicas em mãos fica muito mais fácil dar tchau a dor no joelho. Não perca tempo e viva uma vida mais confortável e livre de dores!