Segundo estudos recentes, Ômega 3 é essencial para uma boa saúde mental.
Porém, antes de relacionarmos o Ômega 3 com os benefícios para o cérebro, precisamos entender o que é Ômega 3.
Ômega 3 é a junção de 3 tipos diferentes de ácidos.
O primeiro ácido a ser descoberto foi o ALA, chamado de alfa-ácido linoléico. O ALA é um ácido de origem vegetal e é essencial para o bom funcionamento do organismo humano.
Porém, o alfa-ácido linoléico não pode ser sintetizado naturalmente por nosso corpo, tornando essencial e suplementação com Ômega 3.
O EPA e o DHA são os outros dois ácidos do Ômega 3. O EPA é o ácido eicosapentaenóico e o DHA é o ácido docosahexaenóico.
Portantos, temos os 3 ácidos:
- ALA: alfa-ácido linoléico
- EPA: ácido eicosapentaenóico
- DHA: ácido docosahexaenóico
Benefícios do Ômega 3 para a Depressão
Os benefícios do Ômega 3 vem sendo estudo pelos cientistas desde o início da década de 1970.
Nas primeiras pesquisas, havia fortes indícios de que o ômega-3 conferia uma melhora significativa no sistema cardiovascular.
O grande incentivo para começar a estudá-lo, veio de que as populações mais afastadas no norte da Terra (esquimós ou outras populações) raramente apresentavam problemas cardíacos e tinham uma alimentação rica em peixes.
Detalhe para entender: muitas vezes, o Ômega 3 chamado de óleo dos peixes.
Desde aquela época, esse suplemento alimentar já se mostrava eficiente no combate ao elevados níveis de triglicerídeos do sangue.
A partir daí, vários estudos começaram a se interessar para o sistema nervoso central e a influência do omega-3 em doenças como a depressão e também nas doenças mentais em geral.
Alguns pesquisadores levantam a hipótese de que os ácidos associados ao ômega 3 teriam sido essenciais para a evolução do cérebro do ser humano, já que são ácidos absolutamente essenciais para o nosso sistema nervoso.
Ômega 3: pra que serve?
Abaixo, há uma lista de 7 benefícios e pra quê serve o Ômega 3:
- melhora nas doenças cardiovasculares, reduzindo a pressão arterial, melhora nos níveis de colesterol e diminuindo riscos de infarto;
- seus ácidos agem no combate à inflamações no corpo;
- suaviza a pele;
- ajuda o sistema nervoso central na formação de células essenciais do cérebro e também na comunicação entre os neurônios;
- ajuda nosso sistema imunológico;
- fundamental para a formação da retina ocular;
- prevenção de doenças mentais como depressão e Alzheimer.
Por que Ômega 3 6 9 ? O que significa?
Essa separação de numeração no ácidos ômega são apenas para facilitar a compressão de cada tipo de ácidos ômega 3 6 9.
O Ômega 3 é mais encontrado nos peixes e alguns tipos de sementes como a linhaça. Esse ômega pode ser adquirido pelo corpo através de suplementação.
O Ômega 6 faz parte das células do corpo humano. Porém, o Ômega 6 não é sintetizado e produzido pelo corpo humano. Ele é adquirido através de alimentos como óleos e nozes, por exemplo.
O Ômega 9 possui uma ação contra as inflamações e também atua na melhora e prevenção de doenças do coração.
Qual a diferença entre Ômega 3 e óleo de peixe?
Nenhuma diferença. Na linguagem popular, o ômega 3 ficou conhecido como óleo de peixe.
Ômega 3 emagrece ou engorda?
Muitas pessoas confundem essa questão de o ômega 3 emagrecer ou engordar pelo simples fato da mídia inventar e demonizar as gorduras nas últimas décadas.
Hoje, sabemos que a ingestão de óleos presentes em azeites e em alimentos como castanhas em geral são essenciais e extremamente benéficos para o corpo humano.
Então, ácidos como esses óleos de peixe, não engordam. Pelo contrário, são essenciais para um bom funcionamento do corpo.