Você sabia que a queratina é uma proteína muito importante para a manutenção da nossa beleza? Ao contrário do que muita gente pensa, essa substância faz maravilhas não só no cabelo, mas também na pele e nas unhas.
Para descobrir mais sobre a queratina, suas funções e benefícios, basta ler o post até o final!
Qual a função da queratina?
Conforme dito no começo do artigo, a queratina é uma proteína. Ela é formada por 20 aminoácidos e suas funções são proteger e impermeabilizar o organismo e ajudar na formação de várias partes do corpo, como a pele, unhas e cabelo. É por isso que diversos cosméticos contam com a substância na fórmula.
Sem a queratina não seria possível reter a água, responsável por promover a hidratação da pele e suas extensões, por isso ela é tão importante para a beleza e também para a saúde.
A queratina não é um nutriente exclusivo do ser humano, outros animais também contam com ela, sendo possível encontrá-la nos pelos, chifres e unhas.
Apesar de ser produzida naturalmente, é preciso adotar alguns hábitos para que sua síntese seja feita corretamente, como veremos adiante. Além disso, também é possível fazer a sua reposição de forma tópica através dos cosméticos.
Queratina para cabelo
Antes de procurar uma queratina para chamar de sua, saiba que ela está disponível em formatos diferentes e pode ser a solução para tratar as suas madeixas e deixá-las ainda mais bonitas.
Veja abaixo os 3 principais tipos de queratina:
- Queratina líquida: essa é a forma mais concentrada da proteína. Geralmente é aplicada diretamente nos fios por um profissional ou é diluída em casa em cremes para hidratação caseira;
- Queratina hidrolisada: esse tipo de queratina é utilizado em cosméticos reconstrutores e é utilizada para salvar cabelos extremamente danificados, devido ao seu alto poder de absorção e ação nos fios.
- Queratina hidrogenada: diferente da queratina hidrolisada, a hidrogenada proporciona um efeito de reparação e reconstrução mais leve e, por isso, é a mais encontrada nos cosméticos. Dessa forma, não é recomendada para cabelos extremamente danificados.
Vale lembrar que a queratina não deve ser utilizada diariamente, nem mesmo a hidrogenada. O uso diário pode pesar o cabelo e trazer efeitos indesejados, como a oleosidade e a perda de brilho, por exemplo.
Para evitar problemas na hora de utilizar a queratina no cabelo, conte sempre com a ajuda de um cabeleireiro.
Aprenda a estimular a síntese de queratina
Não adianta nada ter queratina em abundância nos tecidos e não aproveitar tudo o que a proteína pode fazer por nós. Por esse motivo, existem algumas formas de estimular a sua síntese e contribuir para o funcionamento correto da substância em nosso organismo.
O primeiro deles é o consumo de enxofre. Esse mineral é capaz de produzir a queratina e suas ligações ajudam na resistência dessa proteína e outras importantes para a pele também, como o colágeno e elastina. Você pode aumentar os níveis do enxofre através de suplementação ou alimentos ricos no mineral:
- cebola;
- oleaginosas;
- alho;
- frutos do mar.
Outra forma de promover o metabolismo de queratina é através do consumo de vitamina A. Esse nutriente é importante porque auxilia na saúde dos cabelos e das unhas, além de ajudar no processo de renovação das células e do couro cabeludo.
As vitaminas do complexo B (em especial a biotina) são responsáveis pela síntese dos 20 aminoácidos que compõe queratina e ainda ajudam na manutenção da beleza da pele, unhas e cabelos. Contudo, diferente da maioria das vitaminas, as vitaminas Bs não são produzidas organicamente por nós, por isso é preciso consumir alimentos ricos na substância para manter os níveis equilibrados. Para isso, invista em:
- vegetais verdes;
- fígado;
- abacate;
- peixe;
- oleaginosas.
Outra forma de ajudar na produção da proteína é utilizando ampolas, cremes e outros cosméticos de uso tópico nos fios, pele e nas unhas.
Benefícios da queratina
Conforme dito anteriormente, a queratina tem o poder de reter a água nos nossos tecidos e organismo e, portanto, tem papel fundamental na hidratação da pele e extensões. Essa retenção traz diversos benefícios para a beleza.
Na pele, a presença da queratina aumenta o brilho, viço e volume dela. Também ajuda a prevenir rugas, linhas finas e flacidez, uma vez que impede a desidratação da pele.
Nas unhas, a queratina aumenta a resistência, o brilho e ajuda a conquistar unhas mais longas e bonitas.
Já no cabelo, onde os seus efeitos são mais conhecidos, ela consegue reconstruir, alinhar e dar brilho aos fios. A queratina consegue salvar até mesmo os cabelos mais prejudicados pela química e excesso de calor.
Além de todos os benefícios, a queratina ainda protege pele, unhas e cabelos contra os fatores externos, como o clima, exposição solar e hábitos que causam a desidratação, como consumir bebidas alcoólicas.
E você, já sabia da importância da queratina? Se tiver alguma dúvida é só deixar um comentário. Aproveite para conhecer também o botox capilar.